Iphone molhou… E agora?
15/04/2019
Seu iPhone molhou? Infelizmente, essa é uma situação à qual estamos sujeitos e acontece com mais frequência do que imaginamos. Se esse é o seu caso, não se desespere!
É possível agir para que a perda do aparelho não seja total e você não precise adquirir um novo modelo. É importante lembrar que, em caso de contato com a água, a garantia de um ano da Apple não cobre o conserto do Iphone.
Abaixo, listamos o passo a passo que você deve seguir para recuperar seu aparelho e fazê-lo funcionar normalmente depois do contato com a água. Confira:
Desligue o iPhone
Assim que o smartphone entrar em contato com o líquido, não tente testá-lo nem carregá-lo na tomada para ver se funciona. Se o iPhone caiu na água, é ideal tirá-lo imediatamente e desligá-lo para que não haja nenhum curto circuito interno, danificando de vez o aparelho.
Quanto menor o tempo em contato com o líquido menor é a oxidação, que pode assim danificar a placa.
Tire os componentes externos e internos
Depois disso, é necessário tirar os componentes do smartphone para remover qualquer acúmulo de água e facilitar a secagem. Se você usa alguma capa ou película, é preciso retirá-las e depois fazer isso com os componentes internos, como o cartão SIM.
A boa notícia para os donos de modelos iPhone é que eles são mais resistentes a acúmulo de água do que os produtos do rival. Isso porque o Android possui peças como bateria e parte traseira removíveis, o que facilita a entrada de água e danificação das peças. Já com o iPhone, isso não acontece.
Seque o aparelho
Em seguida, vire seu iPhone com a tela para baixo e chacoalhe-o para que todo o acúmulo de água possa sair. Isso deve ser feito com a entrada do cabo USB, do fone de ouvido e entrada de som para eliminar a maior quantidade de líquido possível.
O mais indicado é deixá-lo desligado e levar rapidamente para a assistência. Quanto mais tempo esperar, maior a chance de oxidação.
Evite ao máximo usar o secador de cabelo, já que sua alta temperatura pode danificar outras funções do aparelho.
O arroz pode mesmo ajudar?
A dica do arroz no iPhone nada mais é do que um mito da internet. Aplicar essa técnica para secar o interior do aparelho não possui nenhum efeito positivo. Isso porque não existe nenhuma barreira que absorve a água da tela para o interior do smartphone.
Nestes casos, siga as orientações que citamos acima – deixar o aparelho desligado e de cabeça para baixo – e leve o seu iPhone para a Iphone Restore mais próxima de você.
Assim, o procedimento mais adequado, que é o banho químico, será realizado.
Como funciona o banho químico?
O banho químico é um procedimento bem simples. Nele, o smartphone é mergulhado no álcool isopropílico, fazendo a sucção do líquido para evitar contato com a placa ou circuito elétrico. Assim, evita-se também a queima de algum componente.
Após essa técnica, verificamos se foi possível ou não restaurar completamente o aparelho.
A Iphone Restore pode te ajudar!
E aí, gostou das nossas dicas? Então acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo sobre o universo de aparelhos da Apple!
Na Iphone Restore você encontra assistência especializada com toda a estrutura para reparar seu celular. Assim, ter o seu iPhone de volta é muito mais rápido e simples.