Meu iPhone foi roubado: como proteger meus dados?
01/04/2019
Uma das piores experiências a que estamos suscetíveis é a de ter nosso smartphone roubado. Para quem tem um Iphone, o sentimento pode ser ainda mais doloroso, principalmente se for um aparelho novo.
A Iphone Restore fez um compilado de dicas para evitar dor de cabeça caso você, infelizmente, passe por essa situação. Confira agora mesmo!
Como rastrear um iphone?
O procedimento mais comum quando se tem um Iphone roubado é acessar a sua conta do iCloud. Caso o seu ainda não esteja configurado, priorize essa configuração o quanto antes, pois é de suma importância em diversos momentos.
Ao fazer o acesso, procure pelo dispositivo cadastrado e acione o modo perdido. Se o aparelho estiver conectado à internet, existe a possibilidade de um mapa localizá-lo. Caso esteja sem acesso à rede ou desligado, o rastreamento não pode ser realizado.
Guarde o IMEI do seu aparelho
O IMEI é um código do aparelho que permite adicionar seu iPhone roubado à “blacklist” da Apple. Em outras palavras, o código de IMEI é o que garante que nenhum chip (de qualquer operadora) funcione no aparelho bloqueado.
Após o bloqueio, o celular disponibilizará apenas as funções de iPod, conexão com internet Wifi e peso de papel.
Existem três formas de descobrir esse código:
- Digitando *#06# no teclado para efetuar ligações;
- Verifique a informação na caixa do próprio aparelho;
- Ou então, diretamente no iTunes. Para encontrar essa informação, vá até a aba “Preferências”, depois em “Dispositivos” localize o nome do seu aparelho e passe com o mouse em cima para que apareça o código IMEI e o número de série.
Algumas precauções para evitar golpes
É bem comum vermos alguns golpes de “recuperação de senha”, onde as pessoas recebem mensagens supostamente enviadas pela Apple. No conteúdo, os hackers encaminham as pessoas para páginas fakes e solicitam alguns dados.
Normalmente, a mensagem diz “seu telefone foi encontrado e deixado em uma das lojas Apple. Entre com o seu usuário e senha de iCloud para descobrir o endereço de retirada”.
No entanto, essa é uma forma de pegar os dados e, com eles, desativar o recurso “localizar iphone”. Assim, o usuário perde o aparelho, pois torna-se impossível rastrear sua localização através dessa função.
Caso isso aconteça, a única forma de bloquear o acesso é com a nota fiscal e o boletim de ocorrência pelo suporte da Apple. Assim, o ID do aparelho também entra na blacklist da Anatel, impossibilitando a utilização.
Portanto, tome sempre cuidado com esse tipo de mensagem, pois a recuperação torna-se muito mais burocrática caso isso ocorra.
Conte com a Iphone Restore!
Como mencionamos, infelizmente estamos suscetíveis à essa situação. Mas com as principais medidas a se tomar após o roubo do iPhone, torna-se mais fácil recuperar seus dados.
Caso você tenha esse problema, a Iphone Restore pode te ajudar com algumas orientações. Nós também possuímos modelos de Iphones seminovos em nossas lojas. Afinal, ficar sem um smartphone nos dias atuais quase já não é opção.