Porque não fechar os apps utilizando o multitarefas
24/04/2019
Uma das coisas que todo dono de smartphone costuma dizer sobre o desempenho da bateria é que para durar mais devemos sempre fechar todos os apps.
Vai dizer você que nunca abriu o multitarefas, viu aquela lista imensa de apps abertos e pensou: “é por isso que minha bateria acaba tão rápido”?
Todas essas falas do senso comum sobre os aplicativos em segundo plano estão equivocadas. Vem conferir o post que a Iphone Restore preparou para te mostrar o que é mito e o que é verdade quanto a fechar os aplicativos utilizando o multitarefas.
Ouvindo a voz da experiência
Em 2016, o vice-presidente de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, respondeu uma dúvida importante de um usuário.
Ele queria saber se Tim Cook, CEO da empresa da maçã, fechava os apps manualmente. Além disso, perguntou se isso era necessário para preservar a duração da vida útil da bateria
As respostas para as perguntas ambas as foram “não!”.
O motivo é bem simples: o multitarefas do iOS é bastante controlado e possui inteligência própria. Basicamente, todos os apps em abertos no multitarefas estão efetivamente “congelados”.
Portanto, isso limita severamente o que eles podem fazer em background. Dessa forma, liberam os dados de RAM que estavam consumindo.
E como descongelar um aplicativo?
Para descongelar um app, a quantidade exigida de processamento é bem menor do que seria necessário para executar um aplicativo fechado de maneira forçada.
Logo, essa é a principal vantagem do multitarefas e o grande motivo do consumo de bateria caso os apps sejam fechados.
“Mas, ainda assim, eu não gosto de deixar os meus apps rodando em segundo plano”. Nesse caso, fechar os apps pelo multitarefas pode não ser a melhor solução para você.
Afinal, os apps continuarão rodando em segundo plano conforme suas permissões. Para evitar que seus aplicativos fiquem nessa condição, é necessário ir até as configurações.
Na tela de “atualização em segundo plano”, selecione quais apps terão a permissão de ficar em segundo plano e quais devem ser encerrados por inteiro.
Caso haja necessidade de fechar algum app, o próprio software vai se encarregar desse fechamento — justamente por ser inteligente. Apenas quando algo atípico ocorrer é que devemos finalizar o app pelo multitarefas.
Portanto: não use o multitarefas para fechar apps
No resumo básico, a gente te aconselha: se você tem o hábito de usar freneticamente o multitarefas, o seu IPhone tende a gastar mais bateria. Portanto, não faça isso!
Além disso, a performance dos apps não apresentará melhora, pois o processo deixa os apps com mais tempo de carregamento. Lembre-se: o próprio IOS libera a RAM necessária quando um aplicativo em primeiro plano está funcionando.
Gostou das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários se você também é heavy user do multitarefas.
Fique ligado no blog da Iphone Restore — as melhores dicas para otimizar o uso de seu iPhone.